Recomendação do md2doku como utilitário alternativo aos novos colaboradores #3
Labels
No labels
bug
duplicate
enhancement
help wanted
invalid
question
wontfix
No milestone
No project
No assignees
3 participants
Notifications
Due date
No due date set.
Dependencies
No dependencies set.
Reference
projetos/wiki#3
Loading…
Add table
Add a link
Reference in a new issue
No description provided.
Delete branch "%!s()"
Deleting a branch is permanent. Although the deleted branch may continue to exist for a short time before it actually gets removed, it CANNOT be undone in most cases. Continue?
Como é bom transparecer a Wiki como uma iniciativa mais inclusiva a futuros colaboradores, penso que mencionar o projeto md2doku em algum tópico direcionado a voluntários iniciantes, como este, pode atrair mais desenvolvedores e entusiastas à plataforma e estimulá-los a contribuir nela. Isso porque, na minha opinião, o markdown é uma das linguagens mais usadas em plataformas de colaboração — aliás, ele é o padrão utilizado no Forgejo — e reaprender uma linguagem de formatação para obter o mesmo resultado que uma linguagem já conhecida conseguia é, às vezes, incômodo, podendo desanimar quem só quer contribuir com o que domina. E, como o md2doku já suporta uma formatação markdown básica, isto é, não traduz funcionalidades específicas da doku, ele pode ser usado em artigos escritos localmente em markdown pelos colabores para, depois, estes artigos serem publicados no formato aceito pela plataforma. Por fim, é mais vantajoso o uso md2doku sobre os plugins do dokuwiki, porque não exige alterações diretas na plataforma, mas apenas um pequeno script no computador do colaborador.
A quem possa interessar, este é o mirror do md2doku, um projeto pessoal destinado a auxiliar os futuros colaboradores da Wiki.
https://git.slackjeff.com.br/agap/md2doku
Legal, Gabriel!
Particularmente eu não conheço bem o formato markdown, mas sei que é o mais utilizado.
Vou dar uma lida melhor sobre o Markdown e fazer uns testes em cima do md2doku proposto por você, e chamar a comunidade para testar também.
Então estou colocando etiqueta de ajuda requerida, para que a comunidade ajude a testar.
Estando tudo validado, depois vou pedir a gentileza de você fazer um PR pra incluir o md2doku no repositório oficial da da wiki como tools, e podemos avisar na pagina da wiki uma orientação para colaboradores vindos do Markdown e da ferramenta desenvolvida por um de nossos colaboradores.
Vi que tem ferramentas no github de conversores de markdown pra dokuwiki, mas nada melhor do que uma ferramenta desenvolvida pela nossa própria comunidade, acho que isso deve ser incentivado.
Obrigado pela colaboração!
Inegável que o markdown é um formato mais popular. Particularmente não acho que a sintaxe do dokuwiki seja difícil, complexa ou inacessível, e em questão de poucos dias é fácil se acostumar a ela. Mas isso não muda o fato de que um conversor automático é um recurso legal, e mais legal ainda se originando na própria comunidade.
Assim que puder vou testar também.
@hrcerq @devnull
Obrigado. Desde já, peço que testem essa ferramenta e indiquem suas eventuais falhas, pois ela não é amplamente usada ainda e nenhum comportamento indesejado na lógica do programa foi detectado até agora. Além disso, estou de olho no repositório do
md2dokudo Codeberg e no espelho desse Forgejo. Então, sintam-se à vontade para criar issues no projeto, como o devnull já fez anteontem.